V Congresso Ibero-Americano da Cultura

Sob o tema “Cultura Digital, Cultura em Rede”, o V Congresso Ibero-Americano da Cultura, acontece de 20 a 22 de novembro, em Saragoça, e apresenta como principal objetivo destacar as oportunidades que a revolução 2.0 trouxe ao setor cultural, nomeadamente ao facilitar as relações entre instituições e iniciativas entre países geograficamente distantes.

Desde 2008 o Congresso Ibero-americano da Cultura já passou pelas cidades do México, São Paulo, Medellín e Mar de Plata, tendo desenvolvendo uma diversidade de temas, entre eles, as relações entre a cultura, a política e a participação popular e a cultura e a transformação social.

Saragoça foi a cidade escolhida para receber a 5ª edição do evento internacional, com data marcada entre os dias 20 e 22 de novembro. O Congresso respeitará o tema da “Cultura Digital, Cultura em Rede”, apresentando como objetivo principal esclarecer de que forma a transição da cultura para o ambiente digital traz consigo inovação, criatividade e crescimento às economias e sociedades do espaço ibero-americano, bem como as oportunidades de formação de um espaço cultural comum.

O novo ambiente digital da cultura, a economia da cultura digital e as línguas e culturas ibero-americanas na rede constituem os três grandes eixos temáticos a serem abordados na diferentes atividades agendadas, entre elas, conferências, apresentações e workshops.

O Palácio dos Congressos e o Centro de Arte e Tecnologia Etopia constituem os principais palcos do evento mas serão desenvolvidas atividades alusivas ao tema central em diferentes espaços da cidade.

Como o objetivo de fomentar a cultura participativa e incentivar o envolvimento da sociedade civil, a edição deste ano acrescentou ao programa uma terceira zona de debate, a “A Zona Aberta”, para além da “Zona de Experiências” e da “Zona de Tendências”, onde serão abordados temas não incluídos no programa, mas que são de interesse para os participantes. Para além disso, organizou o concurso “Empreende com Cultura”, com vista a destacar os projetos digitais relacionados com o setor cultural que se destaquem pelo seu potencial, inovação e qualidade, cujos vencedores serão apresentados durante o Congresso.

Os interessados podem inscrever-se até ao dia 10 de novembro, no site  do evento.

 Mais informação

http://www.culturaiberoamerica.org/pt/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s